Tenho quase certeza que você já ouviu falar de Grand Theft Auto alguma vez na sua vida. Para os íntimos, GTA.

Imagem

Esse jogo surgiu em 1997 em sua versão 2D, com a vista clássica ‘de cima’, e desde sempre foi um título controverso, por se utilizar de altas doses de violência, sexualidade, drogas, etc. Por outro lado, toda a polemização relacionada à esses assuntos tornou a série GTA muito conhecida.

Imagem

GTA III foi a introdução do jogo ao mundo totalmente 3D. Uma revolução para a série e também para jogos em geral, pois inspirou outros títulos do gênero a seguirem esse formato, como Driv3r por exemplo. 

A partir daí, a franquia não parou de crescer e títulos como GTA: Vice City e GTA: San Andreas viraram clássicos com versões até para smartphones, jogadas atualmente inclusive.

Imagem

Na sequência, com gráficos e enredos aprimorados, surge GTA IV. A evolução natural dos consoles e computadores possibilitou um detalhamento maior de toda a ambientação do jogo. A impressão que temos é de que a cidade está ‘viva’, com NPC’s (que são as pessoas do jogo controladas por inteligência artificial) reagindo ao clima, ao ambiente, às ações do jogador.

Imagem

GTA V então trouxe toda essa bagagem da franquia, mas melhorando em todos os aspectos. Graficamente superior, com mais detalhes em texturas, sombras e construções. Uma cidade repleta de detalhes, inspirada em Los Angeles, com pontos turísticos e atividades pra te prender por muitas e muitas horas de jogo sem enjoar. Além disso, o enredo em GTA V é incrível, cheio de tramas e reviravoltas. E pra ajudar ainda mais, controlamos no jogo 3 personagens distintos ‘ao mesmo tempo’. Só pra constar também, o multiplayer é muito bom e transforma o jogo quase que em infinito.

Imagem

Mas o que mais me motivou a escrever esse artigo, foram os detalhes do jogo, que muitas vezes passam despercebidos. Esse jogo é de 2013, mas nenhum outro chama a atenção para a quantidade de detalhes que GTA V tem.

Cada pixação tem um significado, cada rótulo de produto. As falas dos pedestres, as conversas que eles têm entre si. A programação da televisão e dos cinemas presentes na cidade conseguem ser interessantes. O rádio além das músicas trazem notícias que se atualizam conforme avançamos no jogo. O jogo possui até o próprio mercado de valores, sendo possível investir e lucrar muito dinheiro. Inúmeros tipos de carros, vários aviões, caminhões, trens, bicicletas, tanques de guerra… Lado rico e lado pobre da cidade, zona industrial, rural, litorânea… Chega, vá jogar! Rs…

Imagem

Se tiver a oportunidade, jogue GTA V, disponível pra PS3, PS4, XBOX 360, XONE, computadores. Mas jogue prestando atenção, percebendo os detalhes, ‘vivendo’ cada personagem. Tenho certeza que será uma experiência memorável. Se já jogou, conte pra gente sua experiência. Senão, jogue e volte aqui dizer o que achou. Até a próxima pessoal.

Posted by:Jefferson Zanini

Administrador de redes e amante da tecnologia.