Diariamente eu passo em frente à muitas lojas de móveis antigos aqui em Dublin, existem tantas opções que fica difícil de escolher uma preferida. Mas mesmo todas parecendo “iguais”, cada uma traz uma identidade única que faz você repensar que não vai existir nenhuma mobília igual à outra, porque cada uma tem sua história e estilo. Uma das inúmeras lojas que me impressionou por misturar a antiguidade com o modernismo foi a do Michel Mortell, ele possui uma identidade que se encaixa perfeitamente no meu gosto para decoração de ambientes.

Eglinton House Tour – Image.ie

Michael Mortell é um dos estilistas mais reverenciados da Irlanda, ele teve trabalhos aclamados na década de 1980 e hoje possui uma belíssima loja na Francis Street, onde mistura modernismo e antiguidade. O seu trabalho é belíssimo, móveis com sofisticação e estilo e principalmente, um trabalho incrível em um apartamento em Dublin.

Sobre Michael Mortell

“Especializei-me principalmente em mobiliário do período Art Deco francês e do período de meados do século italiano que compro pela sua alta qualidade e beleza estética; os períodos cobrem de 1920-1960. A minha loja na Francis Street, em Dublin, tem sido uma forte força na introdução de meados do século moderno no mercado de interiores irlandês, um período de design que complementa de forma magnífica a estética moderna do design de interiores. Meu objetivo é oferecer móveis acessíveis, mas elegantes e exclusivos de alta qualidade para melhorar a casa moderna. O design, que pratiquei em minha carreira nos últimos 30 anos, faz parte do meu DNA, então todos os itens que compro estão com meu olho infalível e isso se reflete em cada peça oferecida em minha coleção.” – Michael Mortell, www.michaelmortell.ie/about/

Sobre a mobília

Michael enfatiza bem no modernismo do século XX, seus móveis se encaixam perfeitamente em qualquer tipo de ambiente, seja em ambientes minimalistas, escandinavos, clássico, romântico, retrô, moderno, etc. São peças que fogem um pouco daquele estilo único, com aparência de “velho”, mas não deixando para trás a história de cada peça. Separei algumas mobílias que se adaptam em qualquer tipo de decoração.

Mesa de jantar circular italiana

Mesa de jantar de noz circular italiana dos anos 50, att Ico Parisi (1916-1966), apoiada em quatro pedestais de pernas abertas.

michaelmortell.ie

Par de poltronas de meados do século

Par de elegantes poltronas italianas, att Piero Bottoni em tecido original. Braços de madeira montados no quadro tubular cromado. Década de 1940.

michaelmortell.ie

Espelho Art Deco com moldura de níquel

Espelho Art Deco com moldura em níquel, borda interna decorada com padrão de pérola. Quatro anéis de suspensão laterais decorados com motivos florais. Suspenso por duas longas cordas, cada uma terminada com “babacas” nas duas extremidades. Francês de 1930.

michaelmortell.ie

Lâmpada de assoalho italiana

Verdadeiramente notável, meados do séc 50. Duas lâmpadas de pé armados com cada braço de latão tubular embelezado na parte inferior com um motivo de acanto de latão e apoiado numa base de vidro espesso. Esta base é ligeiramente elevada do chão repousando sobre 3 almofadas. Os tons cônicos turquesa laquerados são em metal fiado com acendedor e um com isqueiro. Anos 50.

michaelmortell.ie

Essas são somente algumas peças incríveis do catálogo, você pode encontrar a descrição completa de cada mobília, assim saberá todas as informações e riqueza de detalhes de cada uma. Como citei anteriormente, esse pequeno grupo que separei para vocês é o suficiente para ser introduzido em qualquer ambiente, principalmente no meu gosto pessoal, que é o estilo escandinavo. São peças únicas que farão você viajar no tempo. Para quem está na Irlanda, vale a pena ir até a loja física e ver de perto todas as peças, eu garanto que você não vai se arrepender. E para quem está fora, infelizmente eu não consegui encontrar um método de envio dentro do site.

Gostaram de saber um pouco da história e da loja incrível do Michael Mortell? Que tal dar uma chance para esse tipo de mobília e colocar na decoração da sua casa? Um pouco de história no nosso dia a dia é mais que válido, é uma forma de conhecer todos os estilos e preservar a identidade do nosso lugar.

Todas as informações citadas e imagens são de total direito de http://www.michaelmortell.ie/

Posted by:Carol Pinheiro

26 anos, designer de interiores, ama animais, bichinhos de pelúcia e videogame. Espia o blog, porque tem muita diversidade e assuntos interessantes para compartilhar com vocês.