A Mudha é uma marca de roupas sustentável com a proposta de produzir peças com a mão de obra local e também sem agredir o meio ambiente.

Conheci a loja no ano passado, depois de buscar perfis semelhantes ao que sigo no Instagram. Eu me identifiquei bastante com a Mudha, porque é uma marca sustentável e também tem a sua própria equipe de trabalho, onde é muito importante para quem busca saber quem produziu as roupas que elas vendem.

A Mudha é composta por 8 pessoas que trabalham com o propósito de construir peças com materiais sustentáveis e veganos e também com detalhes que marcam a identidade da Mudha.

A Aline e a Verônica são as criadoras da marca, Aline é publicitária especializada em Marketing e a Verônica também é especializada em Marketing, estudou biologia e acabou se formando em administração por conta das incertezas do futuro.

Seguindo a linha de processos, a Lorena e o João Paulo são pais da Verônica, eles são responsáveis por fazer a peça de tecido plano (linho e viscose). O Gilson é o responsável pelo corte dos tecidos planos. Já a Eunice e o Gabriel que são mãe e filho, são responsáveis pela malharia (moletom e canelado), o Gabriel corta e a Eunice costura. E por fim, a Letícia é a modelista da marca.

Imagem: Mudha

A Mudha trabalha com o propósito da tag de rastreabilidade, onde você pode saber qual produto utilizado e por quem foi produzida aquela peça que você adquiriu. Isso é bem interessante, porque mostra a transparência que a marca passa para as clientes.

Nós acreditamos que o futuro sustentável da moda é baseado em transparência, e só se pode ter transparência com rastreabilidade, tanto na cadeia de fornecimento como de produção. Fazemos a nossa parte com a nossa Tag de Rastreabilidade, carinhosamente chama de “História da peça”, que contém todas as informações referentes à produção e composição do tecido de cada uma das nossas peças. A Tag é anexada à todas as peças da Mudha, independente da coleção ou formato de compra (online ou offline).

No site você pode ver sobre os pilares da marca, que incluem: Produto Vegano, Produção Justa, Sustentável, Impacto Positivo, Produção Local e Slow Fashion. Esses pilares são os que normalmente procuro quando começo a seguir ou saber mais sobre as marcas sustentáveis.

A grande parte das roupas da marca é produzida com o tecido Modal, que é uma fibra de celulose obtida através da poupa da madeira faia, uma espécie de árvore que não precisa de plantação e irrigação, sendo assim, um produto com baixo índice de impacto ambiental.

Ela também trabalha com produtos como algodão, pet reciclado e também os citados acima, viscose e linho.

Gostou de saber um pouco sobre a Mudha? Você pode acompanhar a marca e conferir mais peças no site e no Instagram da Marca. E me falem nos comentários, você conhece alguma marca sustentável que também tem uma história incrível e trabalha com respeito ao meio ambiente? Vamos compartilhar experiências e conhecimentos, assim podemos refletir um pouco sobre como podemos ajudar o planeta e consumir mais consciente. 🙂

Posted by:Carol Pinheiro

26 anos, designer de interiores, ama animais, bichinhos de pelúcia e videogame. Espia o blog, porque tem muita diversidade e assuntos interessantes para compartilhar com vocês.