Uma das coisas que o calendário desse mês sugere para fazer é cuidar do nosso próprio corpo. Eu confesso que alguns meses para cá, eu tenho descuidado um pouco de mim, mas com essas dicas incríveis, eu vou conseguir manter uma rotina para o meu corpo não sentir tanto.

Aprenda com os felinos

Quantas vezes você já viu um gatinho se espichando todo? Pois alongamentos diários ajudam a descomprimir as vértebras e estucar a musculatura, causas frequentes de dores nas costas. Anote um exercício bem simples: de pé, mantenha as pernas retas, solte o peso do tronco e leve as mãos ao chão, até onde alcançar. Permaneça nessa postura por 15 segundos e sinta suas costas esticarem. 

Invista em um bom colchão

Depois disso, pode saber: suas noites e seus dias jamais serão os mesmos. O colchão ideal não é muito duro nem muito mole. Tem que ter a rigidez ideal para manter sua coluna bem apoiada e, ao mesmo tempo, relaxada enquanto você dorme. Como descobrir isso? Testando, ué! E na hora de dormir, prefira a posição lateral, com os joelhos dobrados ou com um travesseiro entre eles.

Pare e perceba-se

Como você carregada peso, senta, sobe escadas? Você conhece a postura correta, mas, no dia a dia, acaba sendo negligente com quem mais importa: você mesmo! Observe seu corpo com consciência e tine atitudes para preservá-lo. Evite saltos altos, bolsas pesadas, escolha cadeira confortáveis. E, claro, dedique um tempinho para fortalecer a musculatura: sem ela, o esqueleto não para em pé.

Eu consegui! – Depoimentos

O pilates e a ioga salvaram minha coluna

“Sofria com muitas dores na região lombar e cervical, a ponto de me deitar de bruços e não conseguir me levantar sozinha. Sempre que me espreguiçava, sentia fisgadas. Minha postura estava ficando cada vez pior. Acredito que tudo isso acontecia porque eu passava muitas horas trabalhando no computador, chegava a ficar 12 horas sentada. Comecei a fazer pilates duas vezes na semana e ioga, uma vez. Hoje raramente sinto alguma dor, porque a musculatura da região da coluna ficou mais forte e ganhei alongamento.” – Nadia Monico, 55 anos, aposentada, Águas claras, DF.

Vamos fazer igual à Nadia e cuidar um pouco melhor do nosso corpo? Esse cuidado é fundamental para evitar qualquer transtorno no nosso futuro. 🙂

Posted by:Carol Pinheiro

26 anos, designer de interiores, ama animais, bichinhos de pelúcia e videogame. Espia o blog, porque tem muita diversidade e assuntos interessantes para compartilhar com vocês.