O blog está de volta! Depois de muita correria, voltamos à programação normal. Hoje venho com um assunto onde devemos praticar constantemente, que é a observação. Treinar a percepção é muito importante para que você desenvolva técnicas para se redescobrir a cada dia.

Imagem de hjrivas por Pixabay

Quase nunca paramos para observar as coisas que estão acontecendo ao nosso redor e acabamos perdendo coisas importantes que poderiam nos ajudar de alguma forma. O calendário Todos desse mês, mostra como olhar para tudo como se fosse a primeira vez, pode te fazer redescobrir o mundo ao seu redor.

Faça o jogo da observação

Prenda-se aos detalhes: Pegue um objeto que esteja por perto – uma caneta, por exemplo – e perceba-o, sem pressa. Observe as formas em cada parte, analisando tudo, das nuances de cor ao material de que é feito.

Teste a presença: Escolha cinco objetos e observe cada um por apenas cinco segundos. Feche os olhos, tente se lembrar em detalhes do que acabou de ver e, então, volte a enxergar. O que faltou notar nas peças?

Seja parte da natureza: Passe cinco minutos observando uma nuvem ou a chuva caindo através da janela. Concentre-se em como os elementos se movem: o lento deslizar pelo céu, as gotas que se rompem.

Mais serinidade

Quando você desenvolve a capacidade de perceber a realidade ao redor – começando por objetos, mas estendendo essa prática a situações e comportamentos -, passa a dar a cada coisa a importância que ela tem. Nem mais, nem menos. Afinal, você treina o olhar para reconhecer a natureza que o cerca (seja algo palpável ou não), sem julgar porque cada coisa é daquela forma. Essa atitude mental afasta a impulsividade. – Fonte: Artigo “Os benefícios da simples observação.”

Tantas coisas simples que passam despercebidas.. Que tal começar a olhar melhor para as coisas que te cercam? Tenho certeza que vamos desenvolver outras capacidades de percepção que jamais tínhamos ideia de que poderíamos um dia desenvolver.

E como desafio, vou postar no Instagram uma foto de algo que comecei a perceber e que me fez bem de alguma forma. Tente você também e compartilhe comigo por aqui! 🙂

Posted by:Carol Pinheiro

26 anos, designer de interiores, ama animais, bichinhos de pelúcia e videogame. Espia o blog, porque tem muita diversidade e assuntos interessantes para compartilhar com vocês.