Você já mudou de opinião depois de acreditar que teria aquele pensamento para a vida inteira? O calendário todos desse mês traz justamente esse tema, que faz bem mudar de opinião para você evoluir cada dia mais, seja nos seus pensamentos ou simplesmente no seu modo de agir com os outros.

Muitas vezes me peguei pensando que aquela opinião que tinha formada era a certa, e qualquer coisa ao contrário, iria bater de frente com o que eu entendia como certo. Mas notei com o tempo que devemos sempre questionar as coisas ao nosso redor e não tomar opiniões como certas, sempre buscar aprender algo novo e não ficar na mesma caixinha como muita gente tem ficado ultimamente.

Sempre é tempo de mudar de opinião

Quebre a resistência: Quando confrontado com o novo, o cérebro processa a informação como uma ameaça. Tente vencer essa recusa inicial e avaliar a possibilidade de mudar.

Debata com maturidade: Ao conversar com alguém que discorda de você, exponha sua posição com serenidade e escute com educação. Confronte ideias sem ataques pessoais.

Surpreenda-se mais: Os anos vão passando e a gente aprende que nada deve sair do script. Mas imprevistos podem ser bons, porque nos mostram que a existência é mutável.

Evite o simplismo: Compreender todos os lados de uma história traz uma visão mais ampla. E isso permite fazer escolhas melhores, mesmo que diferentes das imaginadas.

Não se leve tão a sério: Não perca tempo tentando ser dono da opinião mais acertada ou estar com a razão. A vida não é uma competição e sempre há espaço para novos saberes.

Questionar a si mesmo ajuda a amadurecer

Desenvolver uma opinião diferente e refletir sobre a tomada de decisão trabalham com o córtex pré-frontal, área do cérebro relacionada ao controle das emoções. Estimular essa região contribui para o amadurecimento na forma de pensar, o que ajuda a equilibrar razão e emoção. Isso promove respostas mais ponderadas diante dos desafios, em vez de reações impulsivas. – Fonte: Keitiline Viacava, psicóloga e diretora do Decision Making Lab Brasil.

Acredito que assim como eu, você também vai começar a amadurecer ao saber que existem tantas coisas para serem aprendidas e que podemos evoluir mentalmente cada dia mais. 🙂

Posted by:Carol Pinheiro

26 anos, designer de interiores, ama animais, bichinhos de pelúcia e videogame. Espia o blog, porque tem muita diversidade e assuntos interessantes para compartilhar com vocês.