Toda viagem tem que começar pelo planejamento, pois não adianta nada você comprar tudo, se preparar e não saber o que vai fazer nos dias para aproveitar o máximo do lugar. Então vem comigo, que hoje começamos a série Viajando como Carol!

Imagem de DarkWorkX por Pixabay

O planejamento é fundamental para ter noção dos gastos que você terá com aquela viagem. Costumo começar pelos documentos, em seguida a compra da passagem, pois é com ela definida que você terá datas para continuar com o planejamento, como pesquisar sobre o destino, hospedagem e itens a levar na mala.

Documentos

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se todos os documentos estão em ordem e atualizados. No caso de viagens nacionais, você precisa somente do Rg ou Cnh atualizados. Se não possuir esses documentos ou estiverem desatualizados, vá ao Poupatempo (Brasileiros) da sua região e regularize. No caso de viagem internacional, você vai precisar do seu Passaporte, Visto (se o país exigir), seguro viagem e carta convite (se o país exigir). Se você é Brasileiro, você pode agendar seu passaporte aqui. Para seguro saúde, o melhor é cotar em agências especializadas no assunto, como Allianz Travel, Assist Card, entre outras. E sobre a carta convite, você pode seguir esse exemplo aqui.

Passagem Aérea

Em seguida, é a hora de pesquisar as passagens. Eu costumo pesquisar no Decolar para voos nacionais e no Skyscanner para as internacionais. Outra dica que costumo dar, é se você comprar voo com conexão, que essa conexão seja de pelo menos 2h30. Imprevistos podem acontecer e pegar aquela conexão de 50 minutos pode ser arriscado. Melhor esperar do que perder voo à toa. Ah, por segurança na hora da compra, imprima sua passagem e tenha em mãos, porque muitas vezes o app da companhia aérea pode travar e não liberar sua passagem para visualização.

Conhecendo o destino

Uma das coisas fundamentais é você conhecer o lugar antes de ir. Isso mesmo, ajuda a tomar a decisão certa. Graças à internet, hoje é possível pesquisar absolutamente tudo sobre o destino, seja ele nacional ou internacional.

Começo sempre pelos pontos turísticos, a prioridade. Pesquiso se preciso de ingresso para entrar no lugar ou se simplesmente posso ir tranquilamente, sem maiores preocupações. Também pesquiso sobre restaurantes por perto, porque sou o tipo de pessoa que pelo menos em algum momento tem que comer algo típico do lugar, acredito que ir em pelo menos um lugar é essencial na viagem. Também pesquiso lugares próximos que também são interessantes de visitar, como igrejas, museus, etc.

Hospedagem

A hospedagem é bem particular. Quem opta por gastar menos, acaba ficando em hostels, que por sinal são ótimos. Durante minha viagem à Faro, fiquei em um hostel e consegui economizar muito. Já na viagem para Bérgamo, optamos por ficar num hotel 3 estrelas. E para Lisboa, ficamos em um Airbnb. Já nas viagens pelo Brasil, fiquei em pousadas ou hotéis. ~Ah, Você pode conferir em qual hostel me hospedei em Faro nessa postagem aqui.~

Há ótimos lugares para pesquisar essas opções de hospedagem. Aqui na Europa, costumo usar o Hostel World, o Booking e o próprio Airbnb. Tem também o famoso Trivago e o Kayak, como opções para o booking.

Itens na mala

Esse é um tema que será estendido em breve. Mas uma dica que te dou é: leve somente o necessário. Viagens à passeio só são agradáveis quando você consegue decorar os itens que está levando. E outra dica que dou é, olhe a temperatura nos próximos dias, acompanhe a variação daquele lugar, assim quando chegar o dia da viagem, você sabe exatamente o que levar.

E assim acabamos o primeiro post da série. Você gostou das dicas? Tem algo que você costuma fazer que não mencionei aqui? Conta pra gente, assim um ajuda o outro. E não perca, na próxima semana vou falar sobre o que levar na sua mala, como criar uma mala minimalista que vai cobrir todas suas necessidades! Obrigada e até a semana que vem! 🙂

Posted by:Carol Pinheiro

26 anos, designer de interiores, ama animais, bichinhos de pelúcia e videogame. Espia o blog, porque tem muita diversidade e assuntos interessantes para compartilhar com vocês.