Hoje é o dia em que comemoramos o nosso Folclore! E para comemorar essa data, compartilho minha experiência com o livro Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro!
É até feio dizer, mas eu não sabia muito das histórias até ler esse livro. Alguns professores na minha infância contavam brevemente sobre eles, mas nunca de uma forma tão detalhada.
Acredito que isso é o que mais pecamos em relação ao país que nascemos, nós não buscamos saber das culturas e crenças do nosso povo, sempre estamos imersos nas culturas dos outros. E com o folclore sempre foi assim, muitas pessoas nem sabem da existência dele, muito menos vão saber sobre os personagem que estão presentes nessas histórias.
Ele conta as histórias do Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, Cuca, Curupira/Caipora, Iara, Boto Cor-De-Rosa, Bicho Papão.
O que mais me prendeu no livro foi o fato do autor ter destacado os medos, fraquezas, sonhos e desejos de cada personagem, fazendo com que você se interesse cada vez mais em saber como vai terminar aquele conto.
Uma das histórias mais interessantes foram as do Saci e Mula Sem Cabeça, da Iara e Boto Cor-De-Rosa, porque foram criadas de uma maneira completamente diferente e cheia de diálogo e detalhes. Aqui um pequeno trecho da história do Saci com a Mula sem Cabeça:
“- Você é ideal para o trabalho que tenho. Preciso que me traga um pedaço da crina de um animal.
O saci sorriu.
– Apenas isso? Será fácil. Há algum animal em especial? – ele estava se sentindo estranhamente contente com aquela situação.
– Bom que perguntou. Sim. Traga-me um pedaço da crina da Mula Sem Cabeça.
O Saci empalideceu. A Mula Sem Cabeça era um dos seres mágicos mais perigosos que existiam. Quando na sua forma humana, a jovem Aurora era extremamente doce, de uma vivacidade apaixonante. Após a transformação, no entanto, ela perdia totalmente o controle sobre suas ações, tornando-se extremamente perigosa.“
Ele está disponível na Amazon Brasil na versão física ou em ebook. Você também pode pegar emprestando se você assinar o Kindle Unlimited.
Se você ler ou já leu, me conte nos comentários o que você achou!💗
No Comments