A Fiber Chair ganhou uma nova versão, ainda melhor que antes! A nova peça é feita com 80% de plástico reciclado e hoje compartilho com vocês um pouco sobre essa mudança!
No ano passado compartilhei um pouco da história da Fiber Chair aqui nessa publicação e hoje falo um pouco da mudança (pra melhor) da nova Fiber Chair Reciclyed.
Sempre fui fã da Muuto, eles sempre trazem móveis bem elaborados, criativos e funcionais. São móveis que fazem o meu estilo de decoração, algo mais minimalista e com cores mais neutras.
A Fiber Chair não foi diferente. Quando conheci esse modelo no site, fiquei encantada pela variedade de cores e materais, e também pelo seu formato de concha, que traz linhas simples e ao mesmo tempo garantem conforto sem ocupar muito espaço no ambiente. Ela foi criada por uma dupla de designers, Iskos-Berlin, com sede em Compenhague. Eles trabalham com o design industrial e gráfico.
Móveis mais sustentáveis
No começo desse ano, a Muuto anunciou em seu Instagram que deseja aumentar mais o uso de materiais sustentáveis nos móveis deles. A começar pela Fiber Chair, um grande ícone da Muuto.
Ela foi projetada com 80% de plástico reciclado, mantendo o mesmo design e durabilidade. Além disso, ao produzir mais cadeiras com plástico reciclado, eles estimam irão economizar até em 50 toneladas de plástico virgem.
Mas porque não 100% reciclado?
Mas eu me perguntei, porque não usaram plástico 100% reciclado? E no site, eles explicam o porque o 100% reciclado não seria uma opção boa para uma cadeira de grande uso.
O plástico reciclado geralmente é de menor resistência. Isso se deve à regranulação do material – quando o plástico é reciclado, ele é cortado em pedaços menores para poder moldar novas peças. O corte enfraquece a resistência do plástico.
Para garantir que o design seja duradouro, plástico virgem com aditivos que melhoram a resistência são combinados com o material reciclado, permitindo alta durabilidade.
Para nós, é uma troca razoável – criar uma cadeira altamente durável que durará por muitos anos, ainda usando pelo menos 80% de plástico reciclado. Acreditamos que isso impactará menos o meio ambiente do que criar uma cadeira mais frágil com uma vida útil mais curta feita em plástico 100% reciclado.
Criar um design duradouro não se trata apenas de durabilidade e resistência, mas também da longevidade de sua estética. A quantidade de pigmento de cor necessária depende da cor inicial do plástico reciclado. A cor inicial do plástico reciclado é muitas vezes uma gama de tons acinzentados. Para adicionar cor ao material, o plástico virgem é usado como transportador de pigmento. Quanto mais pigmento de cor necessário, maior a quantidade de plástico virgem necessária.
A colorway e a forma únicas da Fiber Chair são verdadeiramente emblemáticas de seu design. Desenvolvemos um material plástico reciclado que nos permite criar uma cadeira com as mesmas cores icônicas da Muuto, design e durabilidade – mantendo uma porcentagem significativa de matéria reciclada em cada assento. – Muuto.com
E com isso, entendemos que muitas vezes para um móvel ser mais durável é importante manter o plástico virgem na composição da peça para que a mistura com o plástico reciclado tenha a mesma resistência, mas pensando em agredir menos o meio ambiente.
No site, você pode conferir essa entrevista bem interessante com Iskos-Berlin, onde eles falam um pouco da familía Fiber e também sobre a nova linha de cadeiras sustentáveis.
E você, o que achou da nova Fiber Chair? Eu gostei muito do interesse por parte dos designers em construir móveis mais sustentáveis, adaptando tecnologias para trazer o mesmo conforto e durabilidade para as peças.
Não deixe de acompanhar o Muuto no Instagram para mais novidades sustentáveis!
Todas fotos usadas no post são do site Muuto.com.
No Comments