A Brisa lançou no final de 2020 uma nova linha de roupas nomeada de Ecdise. São peças que passam sentimentos, que nos fazem refletir um pouco sobre momentos que estamos vivendo e que precisamos viver.
Estou um pouquinho atrasada nesse post, mas acredito que estou escrevendo no momento certo, no momento em que precisamos refletir sobre muitas coisas e crescer mentalmente. Para quem não conhece a Brisa, vou falar brevemente sobre a marca.
Conheci a Brisa após a criação do meu blog. Lembro que em 2017 li uma newsletter da Gabi Barbosa e me encantei pela marca. Foi então que comecei a trocar emails com a Tati e saber um pouco mais sobre a marca. Me encantei primeiramente pelas peças, porque eram roupas que pareciam me representar e senti uma energia muito boa naquele momento. Depois que conheci um pouco mais sobre o processo de produção artesanal e tingimentos naturais, eu me apaixonei ainda mais pelo trabalho da Tati. Inclusive, aqui estão algumas postagens de coleções que apesar de existirem há muito tempo, nunca “saem” de moda, justamente por serem minimalistas e atemporais. Você também pode conhecer um pouco das histórias de coleção e ver o processo de crescimento de lá até o momento Ecdise.
Agora que você pôde conhecer resumidamente sobre o que é a Brisa, vamos falar da nova coleção, que na verdade completa uma outra existente, assim criando um ciclo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
O que é o Momento Ecdise?
A lagosta em fase de crescimento sente desconforto, um certo tipo de dor ao crescer. Isso significa que a casca dela está pequena demais para ela. Então, começa o processo de reclusão e desenvolvimento de uma nova casca. Assim nos sentimos nesses últimos meses. Crescer pode ser desconfortável, mas é extremamente necessário para nossa evolução como seres humanos. Todo o momento de pausa ou reclusão nos faz olhar para dentro e, assim, somos capazes de empenhar energia no nosso processo de desenvolvimento. Por isso, escolhemos a ECDISE como conceito dessa nova etapa. ECDISE é um fenômeno natural de alguns animais invertebrados, como a lagosta, que, com o tempo, quando precisam amadurecer desenvolvem uma nova casca.
– Tati Stein, Instagram
A importância de crescer é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Algumas vezes já mencionei isso de acordo com o que vivo e vivi em momentos da minha vida. A Tati trouxe isso para encararmos o novo e evoluir, aprendendo dia após dia. Tanto que as peças possuem quatro categorias diferentes que fazem com que você possa sentir momentos da sua vida através das roupas. São elas: Leveza, Respiro, Tempo e Prosperidade.
- Leveza – substantivo feminino
- Qualidade do que é leve (‘de pouco peso’).
- FIGURADO (SENTIDO) – Caráter do que é singelo, delicado; singeleza, airosidade, frescor.
- Brisas em foma de leveza ~ para você curtir as manhãs, ir a feira, tomar um suco e sentir a Brisa do início do dia.
- Respiro – Peças para manter o foco, os pés no chão, sempre lembrando de respirar fundo e sentir a presença das pessoas ao nosso redor.
- Tempo – São peças para curtir momentos com a família, os amigos nos finais de tarde.
- Prosperidade – Peças para querer o melhor, o essencial para a vida e também para curtir momentos noturnos com a família e amigos.
Confesso depois que vi a live no Instagram, fiquei admirada como tudo está se encaixando perfeitamente no nosso cotidiano. Além de você ter peças atemporais, sustentáveis, a Tati passa aprendizados para aplicarmos na nossa vida. Não é só mais uma coleção de roupas qualquer, é uma forma de chamar sua atenção para vivermos o agora da melhor maneira possível.
Sobre as peças
Aqui vou falar das peças novas que fazem parte desse momento e sobre a história por trás de cada criação. Além delas, a Tati também colocou na mesma categoria outras peças que já existem na Brisa, assim você consegue criar momentos com outras peças que também se encaixam nesses momentos.
Camiseta Caliandra – “A Caliandra é uma planta originária do Cerrado brasileiro. Suas flores são muito graciosas, em forma de pompom, em cores que vão do branco ao vermelho. As Caliandras precisam de muita luz para florescer de maneira abundante.” Uma peça toda feita de malha de algodão orgânico, Caliandra mostra o trabalho da agricultura familiar, sendo uma peça básica e acessível para todos.
Robie Álamo Rosé – “É uma árvore de florestas frias boreais, geralmente ao longo de rios ou em áreas pantanosas.” Ele é feito de algodão orgânico e tanino. É aquela peça que você joga por cima de qualquer roupa e você sente que está completa e leve ao mesmo tempo.
Shorts Cinamomo Rosé – Ele é tingído com tanino e feito com algodão orgânico. Também é uma peça acessível para todas e com a mesma idéia da camiseta Caliandra, é uma peça para se sentir leve e bem, principalmente pelas manhãs.
Cropped Aurora Azul – “Aurora é um termo em latim que significa justamente “o nascer do sol”. Este é também o nome de uma deusa romana que sobrevoava os céus anunciando o começo de um novo dia.” É uma peça já existente na Brisa, só que no tom amarelo. Ela foi tingida com outra cor e nasceu esse tom esverdeado lindo. Além do Cropped, a Bermuda Chloe (coleção respiro) também recebeu esse tom e fazem parte dessa coleção que é limitada e única.
Blusa Azaléia Off White – “As Azaléias para alguns significa “alegria de amar”, “perseverança” e também “delicadeza”. São plantas em forma de arbustos com floração abundante. Suas flores encantam pela diversidade de cores: branco, rosa, vermelho ou ainda mescladas. São bastante cultivadas em vasos para jardins ou decoração, mas também podem formar maciços maiores criando verdadeiras cercas vivas. As Azaléias são consideras um símbolo da cidade de São Paulo . Elas apreciam o frio e podem ser podadas com cuidado sempre no final da floração. Não é aconselhada para ambientes com animais pois é considerada tóxica.” A Blusinha Azaléia nada mais é que o Macacão Azaléia que falarei posteriormente. Ela possui botões forrados e é feita em linho. Possui o tom natural, sem tingimentos. Seu detalhe nas costas trazem o charme e a delicadeza, uma peça mais curta e que se completará com outras peças de outros momentos.
Short Hibisco – “O hibisco simboliza a virtude e a beleza delicada. Essa flor também é conhecida com o “Mimo de Vênus“ e em grego significa Hibiscus, referência à egípcia Deusa Ísis, a deusa da fertilidade.” O Short nada mais é que a Pantalona transformada em short. A calça existe desde 2017 e foi reiventada para se tornar uma peça mais leve e curta. Ele é de linho, possui cintura alta com botão forrado e está disponível nas cores Amarelo (tingimento com casca de romã) e Azul (tingimento com extrato da anileira).
Vestido Ana – “Ana Landell de Moura, uma mulher inspiradora, elegante, acolhedora e de um bom gosto ímpar. Partiu desse mundo nesse ano de 2020 e com e é com o vestido Ana que deixamos nossa homenagem para eterniza-la.” O Vestido com a história mais encatadora que pude conhecer. Ele surgiu através de uma vizinha da Tati que sugeriu uma modelagem de um vestido que ela sempre usava. Foi a peça que a Tati modelou sozinha e nasceu essa linda homenagem à Ana. Ele possui alças finas e recorte no busto com forro modal. Ele está disponível em 3 cores: Cinza (tingido com casca de romã e ferro), Off White (sem tingimento) e Amarelo (casca de romã).
Vestido Estrela Rosa – “Corpos celestes que têm luz própria. Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, que se mantem pela gravidade e pela pressão de radiação.” Outra peça recriada de uma já existente. O Macacão Estrela se transformou no Vestido Estrela. Ele é feito de linho e tingido com serragem de pau Brasil e folhas de crajiru.
Calça Carmencita – “Carmencita é uma mulher inspiradora, com sede de cultura, afeto e trocas. Virginiana, mãe, antropóloga e uma referência para a transformação da Brisa nesse novo momento de vida. Essa calça foi inspirada nessa mulher incrível.” Pensada no movimento slow, no novo momento de respeitar o tempo, essa peça foi desenvolvida com a mentora da marca. Ela é uma calça de linho com elástico na cintura, possui botões forrados e toda tingida com casca de romã e pregos enferrujados.
Macacão Azaléia – “As Azaléias para alguns significa “alegria de amar”, “perseverança” e também “delicadeza”. São plantas em forma de arbustos com floração abundante. Suas flores encantam pela diversidade de cores: branco, rosa, vermelho ou ainda mescladas. São bastante cultivadas em vasos para jardins ou decoração, mas também podem formar maciços maiores criando verdadeiras cercas vivas. As Azaléias são consideras um símbolo da cidade de São Paulo . Elas apreciam o frio e podem ser podadas com cuidado sempre no final da floração. Não é aconselhada para ambientes com animais pois é considerada tóxica.” O Macacão que foi inspirado e inspirou em duas peças. Ele vem do Macaquinho que já existia na Brisa e a partir dessa idéia, ele foi transformado esse macacão elegante. Ele também inspirou a criação da blusinha Azaléia. Peças com muita semelhança, mas para ocasiões diferentes. Ele vem com faixa para acinturar, possui forro modal e feito de linho.
Macacão Camélia – “Camélia em japonês é Tsubaki, flor que no Japão tem significado de Amor na cor vermelha e saudade na cor amarela.” Com um ar mais dispojado e casual, o macacão está possui uma faixa também e botões centralizados. Ele está disponível na cor Rosa (tingido com serragem de pau brasil com crajiru) e no Off White (sem tingimento).
Calça Timbaúva – “Timbaúvas são árvores nativas da América do Sul encontradas em muitos estados brasileiros, da Bahia até o Rio Grande do Sul. Plantas exuberentes em beleza e tamanho, podendo alcançar até 35 metros. Essa espécie possui folhas e flores na primavera-verão, encantando a todos que param para observá-la. Já no outono-inverno, a planta perde suas folhas permitindo uma economia de energia e também possibilitando que o sol alcance uma área maior durante a temporada fria. As folhas que caem viram adubo, alimentando o próprio solo nesse período. Uma verdadeira aula sobre os ciclos naturais regenerativos.” É uma calça de alfaiataria, com elástico e bolsos atrás. Possui também passantes e pregas com bolsos frontais. Ela é toda de algodão orgânico e tingida com índigo. Inclusive, ela está composta com a Camisa Áster que também está no mesmo tom, sendo uma das peças mais vendidas da Brisa.
Casaco Pinhão – “Pinhão é a semente nossa Araucária! A pinha ao amadurecer vai-se abrindo e liberarando as sementes que são dotadas de uma película muito parecida com uma asa. Por isso, essas sementes são espalhadas pelo vento até germinarem e darem início novamente ao processo de crescimento de uma nova árvore.” E por fim e não menos importante, o Casaco de Pinhão todo feito de algodão orgânico e sem tingimento. Ele é um casaco de meia estação. Ideal para dias não tão frios, onde você se sente protegida sem colocar muitas peças por baixo dele. Você também pode encontrar a versão mais pesada, feita com lã natural, ideal para dias mais frios.
Quanta novidade linda não? Como mencionei anteriormente, outras peças existentes foram acrescentadas nesses momentos, cada um com uma história que vai fazer parte do seu dia a dia e criar novas histórias espalhadas pelo mundo inteiro! Não vejo a hora de poder ter pelo menos uma dessas peças, porque sei que elas vão me acompanhar para o resto da minha vida e assim como meu vestido e minha blusinha, que foram criações da Tati depois de conversas sobre sentimentos e desejos de uma vida mais sustentável e feliz. E não deixem de acompanhar todas as novidades e aprendizados no Instagram oficial da Brisa!
No Comments