Search and Hit Enter

Releitura do Restaurante Las Piedras

Se tem uma coisa que me tirou o sono foi fazer esse projeto na faculdade. Na época (soou velho), à dois anos atrás, tivemos esse desafio na faculdade, a ideia era fazer seu próprio restaurante, mas com a planta do Las Piedras. Você poderia criar livremente dentro daquele espaço em formato de U, mas não poderia modificar essa estrutura. Foi um grande desafio, que nos proporcionou muito conhecimento do lugar e principalmente do arquiteto que projetou. Depois dessa fase da faculdade, decidi refazer esse projeto, mas em outro programa 3D e o resultado foi muito satisfatório para mim. Mas vamos conhecer um pouco desse projeto.

O grande hotel

“O Hotel Fasano Las Piedras é um empreendimento construído por Isay Weinfeld em Punta del Este, Uruguai. Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades, spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia no riverside do Arroyo Maldonado, numa ampla área de 480 hectares, dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira.”

1329161069_1

fasano

O Restaurante Las Piedras

“A antiga residência do proprietário anterior foi completamente remodelada e expandida, de forma a abrigar a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras onde são servidos aos hóspedes o café da manhã e o almoço. O restaurante ocupa completamente uma das alas do prédio em forma de U, com mesas tanto no salão, como na varanda, esta última aberta para um pequeno pátio. Foram pouquíssimas as intervenções feitas no anexo, erigido no ponto mais alto da propriedade, com vistas privilegiadas do entorno: na área interna, paredes, piso, portas, janelas e forro de madeira foram mantidos; na área externa, um novo deck de madeira, rebaixado, foi anexado ao existente. Interligado ao anexo foi construído um volume inteiramente novo, para abrigar a cozinha e as dependências de apoio: de concreto aparente e ligeiramente mais baixo que a construção de pedra, mantém uma relação respeitosa com esta e não destoa absolutamente na paisagem rochosa.”

restaurante-fasano

 Meu restaurante

Primeiramente, ele é uma mistura de culinária africana e brasileira. Decidi mudar completamente a minha visão do restaurante verdadeiro, deixei ele mais moderno, com vidros grandes e com cores claras (minha marca). Um ambiente minimalista, mas com todo conforto necessário para receber pessoas tanto para um almoço quanto para um jantar. A minha inspiração foi principalmente no minimalismo e foquei como se estivesse passando uma temporada no hotel. A visão que eu quero mostrar é inspirada nas pedras que compõe o lugar original e isso me fez ter uma visão de um ambiente moderno e ao mesmo tempo que se adaptasse ao lugar de origem.

A entrada do restaurante é bem agradável com uma iluminação adequada para um tipo de lounge, onde é possível aproveitar a vista do lugar e também observar como o restaurante foi pensado. Eu decidi investir nas plantas, elas se adaptam ao restante do restaurante e isso é mais que fundamental nas minhas criações. Todos os renders foram feitos com uma visão noturna do lugar. Para o dia e períodos de chuva, são instalados guarda – sóis para proteção.

area-externa-v1

area-externa

area-externa-v2

Logo em seguida, podemos ver a recepção. Como citei acima, decidi colocar cores claras no ambiente e um único papel parede para dar destaque ao lugar. Duas recepções foram instaladas para ter um controle melhor dos clientes que chegam, evitando filas. Criei uma sala de espera e também optei por estantes de livros, assim, pessoas que estão esperando terão uma distração enquanto não são chamadas.

Recepção.jpg

recepcao-v1

recepcao-v2

Depois da recepção, temos o escritório, um lugar pequeno, somente para controlar todos os gastos do restaurante e também os lucros, obviamente.

escritorio-v1

escritorio

Eu pensei na sala de funcionários como um local de descanso principalmente, coloquei poltronas confortáveis para o funcionário poder descansar totalmente e voltar com disposição para o trabalho. Além dessas poltronas, uma mesa grande de seis lugares, micro-ondas, geladeira, fogão e pia fazem parte da sala. A sala tem acesso aos banheiros dos mesmos, equipados com armários para guardar roupas. Também pensei em um ambiente para o funcionário relaxar com um banho e poder ir embora mais limpinho, rs.

sala-funcionarios

sala-funcionarios-v1

banheiro-funcionarios

banheiro-funcionarios-v1

banheiro-funcionarios-v2

Os banheiros para os clientes são bem espaçosos e com uma decoração bem básica, o que diferencia nesses dois espaços são somente a cor da pedra da pia, porque decidi manter o padrão nos dois.

banheiro-feminino

banheiro-masculino

banheiro-masculino-v1

banheiros

O corredor até o restaurante é bem amplo, com uma janela bem grande mostrando todo o lounge, a decoração do lugar e no final dele, podemos já visualizar o café. A decoração que coloquei foi misturando duas culturas, a brasileira e a africana, deixando as cores evidentes somente nos detalhes das peças.

corredor

corredor-v1

cafe

O mobiliário da cozinha foram feitos com objetos importados do Sketchup, eu fiquei muito feliz com isso, porque o Promob é bem limitado na questão de móveis comerciais e com essa possibilidade, pude criar uma cozinha digna de restaurante, prezei principalmente no grande espaço que tem que ser oferecido para quem é cozinheiro, coloquei fornos industriais, bancadas para o auxilio da preparação dos alimentos, eletrodomésticos e pias espaçosas para as louças. Além disso, um depósito está ligado à cozinha, facilitando o acesso aos alimentos. Uma porta grande foi colocada tanto na saída da cozinha para o restaurante, tanto quanto para o transporte de cargas na área externa.

cozinha

cozinha-v3

cozinha-v1

cozinha-v3

cozinha-v2

deposito

E por último, a maravilhosa área do restaurante, equipada com 14 meses de 4 lugares para acomodar mais de 56 pessoas. Optei por mesas de madeira com tampos de vidros e cadeiras no mesmo desenho da mesa. A área é ampla, assim facilita o acesso dos garçons e das pessoas também. A porta de saída está no final do restaurante, assim evitamos de  completar uma volta por todo o ambiente novamente.

restaurante

restaurante-v1

A planta final é a vista do restaurante por completo.

planta

O que acharam? O trabalho foi bem intenso, computador foi ficando lerdo, mas compensou demais. Eu me sinto muito feliz em poder melhorar meus projetos a cada dia e quero aprender mais e mais para mostrar resultados mais satisfatórios para vocês. Mas é como dizem “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” e esse projeto me mostrou isso. Seja feliz com o que você faz, sempre. <3

Imagens e citações: http://www.archdaily.com.br

Imagens e texto do Projeto: Carol Pinheiro