Estava refletindo sobre as redes sociais esses dias e parece que não me encaixo em mais nenhuma. Não sei se é porque estou ficando sem paciência, ou porque as redes têm exigido demais de você.
Eu li uma matéria recentemente sobre esse assunto, onde várias pessoas reclamaram do engajamento do Instagram. Eu sinceramente já perdi a vontade de tentar algo no Instagram há muito tempo.
Desde que reformulei meu blog, criei uma nova conta por lá. Eu estava de saco cheio daquela “cobrança” em publicar postagens diariamente e queria algo em que eu focasse mais em produzir imagens motivacionais e inspiradoras. Mas o negócio piorou muito de uns tempos para cá e tem me feito repensar todos os dias em continuar me dedicando à plataforma.
Ultimamernte tudo ficou tiktokzado ~palavra nova inventada~, e a exigência tem se tornado maior ainda, praticamente somos obrigados a postar Reels todos os dias para ganhar certa relevância e isso tem me deixado muito mais desanimada.
Infelizmente nunca fui uma pessoa adepata à vídeos (nem sei como consegui fazer lives), sempre tive vergonha de aparecer e preferia fazer minhas fotografias e compartilhar coisas boas através dos textos e imagens.
Com essa nova moda, quem sai perdendo somos nós. E é nisso que tenho refletido ultimamente. Será que ainda compensa investir tanto em um Instagram “tiktokzado” ou migrar para outro lugar?
A essência da rede foi se perdendo quando os números se tornaram mais importante do que o diário de imagens. E isso é bem triste, porque sempre foi uma rede social que eu amava compartilhar meus momentos.
Desde então, tenho buscado alternativas para isso. O Pinterest é um excelente lugar para buscar inspiracões e também publicar suas próprias fotos. Acredito que ele é uma ótima ferramenta para qualquer um que a utiliza, porque tem de tudo um pouco para o que você busca.
Outro lugar que irei investir um pouco será no Tumblr. Sempre tive conta na plataforma, mas nunca fui pra frente, justamente porque estava focada demais no Instagram (mesmo sem ele entregar minhas postagens).
Acredito que o Tumblr se comporta como um blog, tanto que conheço muitos blogs hospedados por lá e são maravilhosos! Creio que ele vai me ajudar no processo de criação de contéudo para Conceito Inverso também, tentando me manter um pouco mais presente aqui.
Mas ainda vou manter o Instagram, vamos ver por quanto tempo. 😅
E você, usa o Instagram ainda? Fique à vontade para compartilhar suas experiências com as redes sociais
Imagem destacada: pngitem.com
No Comments