Search and Hit Enter

Sorria – Agosto 2023

Viver em comunidade é uma experiência enriquecedora que envolve compartilhar espaços, recursos e responsabilidades com outras pessoas. A comunidade oferece um senso de pertencimento, apoio mútuo e oportunidades de crescimento pessoal. Hoje no calendário sorria, teremos dicas de como aprimorar isso e cuidar de onde vivemos.

Existem diferentes formas de viver em comunidade, seja em uma vila, ecovila ou até mesmo em um condomínio. Nesses espaços, os moradores geralmente se envolvem em atividades coletivas, como assembleias, comitês e projetos comunitários.

No passado eu tive uma boa experiência em relação a isso. Vivi mais em comunidade, ajudava principalmente a igreja do bairro com arrecadação de alimentos para doações e com festinhas locais, tais como festas juninas.

Hoje em dia sinto que isso acabou um pouco e vivemos mais afastados uns dos outros. Não sei se foi devido à tecnologia ou a diferença de rotina de cada pessoa, mas não há mais aquela proximidade de antes. Porém ainda mantenho a minha amizade com as pessoas que convivi e que fizeram parte da minha vida.

O calendário Sorria trouxe esse tema para que possamos ainda manter essa tradição, cuidando das pessoas e do lugar onde vivemos.

Cuidar da sua rua

Zelar pela boa convivência e pelos espaços comunitários é uma mandeira de promover o bem-estar e deixar o mundo melhor.

  1. Conheça os vizinhos: esse é o primeiro passo para a vida em comunidade.
  2. Caminhe pela rua. Assim, você se conecta mais ao espaço e às suas necessidades.
  3. Mutirões e ativiades recreativas ajudam a criar vínculos fraternos.
  4. Mantenha a rua limpa. Zelar pelo patrimônio público é dever de todos.
  5. Segurança, limpeza e acesso são obrigações do Estado: cobre as autoridades.
  6. Use serviços e comércios locais e aqueça a economia da sua região.
  7. Proponha uma horta coletiva! Isso envolve os vizinhos e inspira a cuidar.
  8. Para encontrar soluções em comum, participe dos comitês de bairro.
  9. Pessoas em situação de rua também compartilham o espaço. Ofereça ajuda.
  10. Seja genti: a rua não é só lugar de passagem, mas de exercício de cidadania.

Acredito que muitas dicas se encaixam bem na nossas vidas e manter essa cultura ativa ajuda a desenvolver um ambiente mais seguro e feliz. Viver em comunidade é uma oportunidade de compartilhar, aprender e crescer juntos, tornando a vida mais gratificante e significativa. 🙂